terça-feira, 3 de agosto de 2010

A questão ambiental e os residuos químicos

A questão ambiental e os resíduos industriais



Produzidos em todos os estágios das atividades humanas, os resíduos, em termos tanto de composição como de volume, variam em função das práticas de consumo e dos métodos de produção. As principais preocupações estão voltadas para as repercussões que podem ter sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente (solo, água, ar e paisagens). Os resíduos perigosos, produzidos sobretudo pela indústria, são particularmente preocupantes, pois, quando incorretamente gerenciados, tornam-se uma grave ameaça ao meio ambiente.
A compreensão da problemática do lixo e a busca de sua resolução pressupõem mais do que a adoção de tecnologias. Uma ação na origem do problema exige reflexão não sobre o lixo em si, no aspecto material, mas quanto ao seu significado simbólico, seu papel e sua contextualização cultural, e também sobre as relações históricas estabelecidas pela sociedade com os seus rejeitos.



As mudanças ainda são lentas na diminuição do potencial poluidor do parque industrial brasileiro, principalmente no tocante às indústrias mais antigas, que continuam contribuindo com a maior parcela da carga poluidora gerada e elevado risco de acidentes ambientais, sendo, portanto, necessários altos investimentos de controle ambiental e custos de despoluição para controlar a emissão de poluentes, o lançamento de efluentes e o depósito irregular de resíduos perigosos.



classificaçao dos resíduos quanto á composiçao química:




  • Organico: é composto por pó de café e chá, cabelos, restos de alimentos, cascas e bagaços de frutas e verduras, ovos, legumes, alimentos estragados, ossos, aparas e podas de jardim.

  • inorgânicos: composto por produtos manufaturados como plásticos, vidros, borrachas,tecidos,metais (alumínio, ferro, atc.), isopor, lâmpadas, velas, parafina, cerâmicas, porcelana, espumas, cortinas, etc.


Quanto a origem podem ser:

  • Domiciliar
  • Comercial
  • Hospitalar
  • Serviços públicos
  • Portos, aeroportos,terminais rodoviários e ferroviários
  • Industrial radioativo, agricolas, e entulho

Classes dos residuos:

Classe 1 - Resíduos perigosos: são aqueles que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.

Classe 2 - Resíduos não-inertes: são os resíduos que não apresentam periculosidade, porém não são inertes; podem ter propriedades tais como: combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água. São basicamente os resíduos com as características do lixo doméstico.



Por: Islana Alves

3 comentários:

  1. Há uma grande preocupação enquanto os resíduos industriais ou os lixos, seja eles comerciais, domiciliar, hospitalar, entre outros!

    A grande preocupação é nossa própria saúde, devido esses lixos poluentes !

    JONATAS CÉSAR 3ºC

    ResponderExcluir
  2. Todo lixo é prejudicial a saúde humana, porém tem alguns que causam maiores danos, como os lixos industriais, que além de prejudicar o homem também destroem a natureza.

    Débora Pinheiro

    ResponderExcluir
  3. Atualmente no mundo em que vivemos, fazemos atitudes erradas e não percebemos a sua consequência. Imagine só, nos últimos 20 anos, a população mundial cresceu menos que o volume de lixo por ela produzido. E a cada dia que passa a quantidae de lixo só vem aumentando, e a maioria das vezes os principais responsáveis são as indrústrias, que descarregam milhares de de toneladas de lixo por dia, e o pior a maioria desses lixos são tóxicos, imflamáveis e extremamente perigosos para saúde.
    Precisamos ter mais consciência de nossas atitudes ou pois o nosso planeta pede socorro!


    Islana Alves

    ResponderExcluir