terça-feira, 3 de agosto de 2010

POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE


Definimos poluição ambiental como a contaminação das águas, solo e ar. Esta poluição ocorre com devido à liberação de lixos industriais, orgânicos, elementos químicos, e outros agentes.

A poluição ambiental prejudica os ecossistemas, chegando à falência de várias espécies de animais e vegetais. O homem também é prejudicado, pelo fato de depender muito dos recursos hídricos, do ar e do solo para sobreviver com uma boa qualidade de vida.

Chumbo, mercúrio, benzeno, monóxido de carbono, enxofre, pesticidas, dioxinas e gás carbônico, são os principais poluentes do meio ambiente.

O CO2 atualmente tem sido o maior poluente e contribui para o agravamento do conhecido “efeito-estufa”. As fezes humanas dependendo de sua quantidade podem ser consideradas poluentes. Por exemplo: poucas quantidades de fezes jogada numa lagoa não são consideradas poluentes porque sua decomposição através dos microorganismos é fácil, porém em grande quantidade excedem a capacidade de reciclagem, sendo assim um argente poluente.

O petróleo derramado nos mares prejudica a fotossíntese devido a dificultar a chegada da luz ao fito plâncton. E assim são afetadas as cadeias alimentares marinhas.

O desmatamento também leva a destruição dos ecossistemas e a extinção das espécies que neles vivem.

Estes problemas são conseqüência de causa raízes que aconteceram ou ainda irão acontecer. Isso não acontece de um dia para o outro, mas com muitos anos após, podendo levar a destruição do mundo.


video

POR: Jonatas César 3ºC

2 comentários:

  1. Penso que o homem seja o principal agente poluente no qual através dos elementos químicos agem poluindo o meio ambiente.

    esse problema silencioso nos trará consequencias piores no futuro que influenciará na nossa saúde e vida.

    A solução seria a consciencia de todos para uma mobilidade diante desse assunto tão discutido.

    JONATAS CÉSAR 3º C

    ResponderExcluir
  2. A natureza, uma riqueza tão poderosa pode ser vista atualmente sumir do nosso olhar e quem está fazendo com que isso aconteça é a espécie que mais precisa dela, o homem.

    Débora Pinheiro

    ResponderExcluir